6° IFTTA EU Workshop realizado em Yerevan – Armênia

O 6° IFTTA EU Workshop foi realizado entre os dias 18 a 21 de abril de 2013 no Marriott Hotel em Yerevan capital da Armênia. Na abertura dos trabalhos a conferência contou com a participação de John Heffern, embaixador dos Estados Unidos na Armênia, Tigran Davtyan, Ministro  da Economia, Ara Petrosyan, representante do Ministério da Economia,  Arman Khachaturyan, Diretor executivo da Fundação Nacional de Competitividade da Armênia.

O Presidente do IFTTA Dr.Michael Wukoschitz e o Presidente Emerito e atual Team Leader do projeto USAID/EDMC John Downes, agracederam às autoridades presentes pelo apoio e  calorosa acolhida e desenvolveram idéias sobre as perspectivas da Armênia. Seguiram-se as palestras com o tema: “Harmonização e problemas relacionados ao direito de viagem e turismo Europeu: ideias para a Armênia” painel moderado por Carmit Bar-On (Israel) com o Dr. Jose Fosman (Israel), também presidente emérito do IFTTA, que enfatizou a importância dos tratados internacionais e a questão do seguro turismo. O Professor Emérito da Faculdade de Rostock – Alemanha, Dr.  Klaus Tonner , falou sobre a política de turismo na Europa e o direito dos passageiros, seguido do Prof. Marc McDonald (Irlanda) que abordou o direito de planejamento e turismo.

O mesmo tema foi desenvolvido na sessão seguinte, a qual moderamos, com a participação de Gianluca Rossoni (Itália) sobre a legislação de turismo na Bosnia e Herzegovina, seguido de Dora Gyenizse (Hungria) que falou sobre o Direito de Turismo na Hungria. Ainda, na mesma sessão Nino Meshveliani (Georgia) também falou sobre o Direito de Turismo, mas com abordagem na Georgia. Encerrou a sessão o Dr. Evgeny Pisarevsky, do Ministério do Turismo Russo, que abordou o Direito do Turismo na Russia.

“Solução alternativa de litígios” foi o tema da quarta sessão, moderada pelo Dr. Andras Salamon (Hungria). Os advogados Belgas Olivier Dugardyn e Audrey desenvolveram o tema sob o aspecto Europeu, seguido de Thomas F. Margiotti (USA) que colocou a questão: “O que os executivos de viagem e hospitalidade precisam saber sobre solução alternativa de litígios (sigla em inglês para ADR ou conhecido como arbitragem em português)”.

Os advogados especialistas armênios Siranush Iskandaryan e Nerses Isajanyan apresentaram um relatório final sobre os trabalhos do dia. No dia seguinte, 20 de abril, Carmit Bar-on (Israel) apresentou o funcionamento do sistema de classificação de hotéis em Israel, seguida de Michael Wukoshitz (Austria)que  apresentou jurisprudência no direito de viagem sobre problemas relacionados a compras durante a viagem.

A ultima sessão foi encerrada com a Dra. Uta Stenzel (Alemanha) que apresentou recentíssimos desdobramentos no Direito Europeu em relação ao tema Viagem e Turismo.

Os presentes na Conferência da Armênia ainda foram brindados pelos organizadores com duas  exóticas e místicas excursões; a primeira ao Monastério Khor Virap, onde foi possível contemplar a uma distancia aproximada de 8 Km o Monte Ararat, conhecido como local onde Noé construiu a arca; e a segunda ao Monastério Gehard, considerado patrimônio histórico pela UNESCO.

Na área interna do site do IFTTA Internacional (Members area) os membros podem ter acesso a maiores detalhes sobre a conferência, inclusive fotos, relatórios e trabalhos apresentados.

Links relacionados:
Ministry of Economy: http://www.mineconomy.am/eng/188/1/news.more.html
Banks: http://www.banks.am/en/news/newsfeed/8127/

Posts relacionados:
https://ifttabrasil.com/?p=1385

Maria Goretti Sanches Lima