É confiável comprar pacote de viagem de férias pela internet?

É tempo de férias e boa parte dos brasileiros está curtindo alguns dias de descanso nos paraísos turísticos em nosso país e no exterior. Os próximos meses ainda são considerados de “alta temporada” e muita gente ainda vai colocar o pé na estrada.

Atualmente, há inúmeros sites oferecendo venda de pacotes de viagens com facilidades e descontos. Comprar pela internet tem muitos benefícios como, por exemplo, a praticidade, mas deve ser realizada através de sites especializados exige muito cuidado!

Vamos listar detalhes importantes que devem ser observados na compra de sua viagem pela internet:

Reconhecendo um estabelecimento virtual seguro:

Com contribuição do blog DNT: www.dnt.adv.br
– Verifique a segurança do site e se você está de fato na página do site pretendido. Essa confirmação pode ser feita no momento em que for solicitado que você digite sua senha ou coloque algum de seus dados pessoais, confira se a URL começa com “https” e se há um cadeado no canto inferior direito da tela. Esse cadeado que deve estar fechado, isso representa que o site é seguro.

– Verifique as medidas que o site adota para garantir a privacidade dos seus dados, principalmente caso precise inserir dados como RG, CPF, etc.

– Desconfie de depósitos em contas-corrente de titularidade diferente do vendedor / empresa, como forma de pagamento dos valores negociados.

– Verifique o endereço físico do fornecedor/empresa, telefones, e-mails, etc. Apenas dados virtuais não são suficientes.

Quanto a viagem

– Tenha cautela e bom senso com e-mails e ofertas que contenham promoções e condições muito vantajosas e tentadoras. O barato pode sair muito caro!

– Tenha por escrito tudo que for combinado com quem lhe vendeu o pacote de viagem.

– Mantenha sempre o registro de tudo que for realizado, armazenando principalmente os e-mails que recebe relacionados a compra e sua confirmação (passagem, reserva de hotel, etc).

– Leia o contrato com muita atenção. É importante estar ciente do que está incluso ou não no seu pacote de viagem. Imprima uma cópia do contrato celebrado

– É recomendável que se acesse o site do hotel/pousada/resort contratado para que você compare se a infraestrutura oferecida pelo pacote é compatível com a realidade

– Para garantir seus direitos, guarde toda a publicidade publicada, pois ela deve ser cumprida da mesma forma como foi veiculada.

Acredito que devemos usufruir os benefícios do mundo virtual em relação aos serviços turísticos, entretanto devemos manter a cautela de contratar empresas sérias que amparam seus serviços na seriedade e comprometimento em relação aos seus clientes/consumidores.

Fonte: http://viajandodireito.com.br/noticias/e-confiavel-comprar-pacote-de-viagem-de-ferias-pela-internet-2/

Luciana

Dra. Luciana Atheniense
Graduada em Direito pela PUC/Minas e em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administração e Contábeis de Belo Horizonte.
Mestra em Direito Comunitário e da Integração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Professora de Legislação Turística no curso de Turismo da Escola Superior de Turismo da Universidade Católica de Minas Gerais PUC/MG.
Sócia do escritório de advocacia Atheniense Veloso Advogados Associados em Belo Horizonte /MG.
Autora dos livros:
Responsabilidade Jurídica das Agências de Viagem – Editora Del Rey – Publicação: Agosto/2002 e Viajando direito – Editora Leitura – Publicação Junho/2006.
Colunista na Revista Viagens Gerais
Coordenadora do site:
www.viajandodireito.com.br

Link permanente para este artigo: https://ifttabrasil.org/?p=1129