Moscow realiza megaevento para pessoas com deficiência que abordou também acessibilidade no turismo. Dentre outros países, o Brasil participou.

plateia1 3

Por uma iniciativa de organização conjunta do governo da cidade de Moscow e Messe Dusseldorf Moscow, foi realizada, nos dias 23 a 25 de abril de 2014, a 6ª Conferência Internacional com o tema “Direitos iguais e oportunidades iguais”, na Expocenter Krasnaya Presnya, 14, Krasnopresnenskaya nab, Moscow. Considerando as melhorias que vêm sendo realizadas na infraestrutura e no ambiente urbano, viagem e turismo para as pessoas com deficiência vêm se tornando cada vez mais uma realidade. A indústria de viagem e turismo demonstrou na ala de exposições vários tipos de viagens que se adaptam a diferentes tipos de preferências.

A conferência contou com a presença do assessor do Presidente da Rússia, Alexander Levitsky, bem como do Ministro do Governo de Moscow, Petrosyan Vladimir Arshakovich, de Polyakova Tatiana Mikhailovna, Diretora do Departamento do Centro de Recursos para pessoas com deficiência, Alexandre S. Gorelik, Diretor da ONU em Moscow, e Alexander D. Bavelsky (LL.M) Diretor da Academia Internacional para acessibilidade e design universal e responsável operacional pela conferência, e várias autoridades representantes das regiões Russas. Em paralelo à conferência o evento teve uma megaexposição da indústria de acessibilidade. Com tradução simultânea para inglês (Dmitry Venyavkin), e alemão (Leonid Karin), a conferência teve um público de aproximadamente seiscentas pessoas.

O Brasil foi representado pela advogada Maria Goretti Sanches Lima (LL.M) membro da Diretoria do IFTTA, que abordou os aspectos legais do viajante com deficiência e a vulnerabilidade do consumidor viajante. Outros países como Turquia e Alemanha também contribuíram proporcionando suas visões regionais para acessibilidade. A Alemanha, por seus representantes, trouxe exemplos da arquitetura de Berlin ilustrando as melhorias realizadas na Cidade. Os alemães Karin Oster (BBJ Company Group officer), Ellen Müller (architecture and accessibility consultant) e Thorsten Stellmacher (Engineer) pontuaram questões importantes do entorno urbano.

Discutiu-se também a integração social das pessoas com deficiência, reabilitação, treinamento e empregabilidade. Assuntos relacionados à paraolimpíada não ficaram de fora, bem como XI Jogos Paraolímpicos de Sochi, e outros assuntos sobre a implementação do Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O programa preliminar da conferência pode ser conferido aqui.
Mais informações podem ser encontradas nos links:
Website do Congresso:
http://www.integration-russia.com/
Do município de Moscow:
http://mo-hamovniki.ru/index.php/photo (original em Russo)
Mídia:
http://www.kartadostupnosti.ru/media/news/52768/

Wyllelm