Novo regulamento da União Européia sobre estatística no Turismo.

statistics 3Percebendo a necessidade de melhorar a disponibilidade, integridade e abrangência das estatísticas básicas no turismo a União Européia publicou neste mês de Julho um novo regulamento número 692/2011.

A finalidade da norma é  permitir uma avaliação da importância macroeconômica do turismo nas economias dos Estados-Membros com base na estrutura do turismo internacional, mostrando os efeitos do turismo sobre a economia e o emprego.

A disposição de motivos do regulamento enfatiza que essa necessidade visa compreender o  turismo como um insumo básico para compilar as contas e, se for considerado necessário pela Comissão, como uma preparação para uma proposta legislativa para a transmissão de tabelas harmonizadas de contas satélites do turismo.

A Comissão necessita de micro-dados para um exame dos principais problemas econômicos e sociais relativos ao setor,  especialmente novas questões que requerem pesquisa. Assim, a norma exige que cada Estado-Membro, colete, compile e processe e transmita estatísticas harmonizadas em relação ao fornecimento e demanda no turismo.

Fontes:
Official Journal of the European Union
IFTTA International News

Maria Goretti Sanches Lima